SEO: O que é, por que é tão importante e como melhorar o ranking de um site?

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Se você está procurando saber sobre SEO para sua empresa, provavelmente investiu ou vai investir em um site na internet.

Para isso, realmente o SEO é fundamental, porque ele vai ajudar o site da sua empresa a ganhar as primeiras posições dos buscadores na internet!

Estar nas primeiras posições de buscadores, como por exemplo Google, garante mais visitantes para o seu site de forma totalmente gratuita!

E quem não quer isso?

É exatamente por isso, que você precisa saber mais sobre as ferramentas do marketing digital.

Portanto, leia nosso texto até o final para descobrir mais estratégias de SEO e técnicas infalíveis de ranqueamento!

O que é SEO?

SEO é a sigla, em inglês, da abreviatura de Search Engine Optimization, que significa otimização para motores de busca.

SEO é na prática, o conjunto de estratégias que têm o objetivo de ajudar a melhorar o posicionamento de sites, nas páginas resultados de busca.

Para explicar de uma forma simples é tentar colocar o site de maneira gratuita das primeiras páginas das buscas como o Google.

Continue a leitura e descubra a importância do SEO!

Por que o SEO é importante?

Saiba que a utilização de das técnicas de SEO ajuda o site ou blog da sua empresa a ganhar destaque na internet e vender mais.

Claro que isso é de maneira gratuita, sem precisar pagar anúncios para o Google.

Conseguir visitantes e público de maneira gratuita é o que chamamos de tráfego orgânico.

É um tipo de visitas de pessoas interessadas pelo assunto, então seu site vai conquistando notoriedade e autoridade na internet!

Claro que para isso dar certo é preciso de trabalho correto e paciência, pois as técnicas de SEO precisam de estratégia e tempo.

No entanto, podemos afirmar que essas técnicas funcionam no marketing digital.

Como resultado final, você terá mais clientes e maior faturamento para seu empreendimento.

Quais os tipos é tráfego e a diferença entre eles?

Na internet temos dois tipos de tráfego basicamente: tráfego orgânico e o tráfego pago.

Levando em conta que o Google é a maior ferramenta de buscas da internet, quando falamos em SEO, normalmente falamos dos mecanismos de buscas do Google.

Portanto para entender melhor como funciona o SEO falaremos do buscador Google.

Neste caso, para conseguir o tráfego pago, você precisa utilizar uma ferramenta do próprio Google chamada Google Ads.

Essa ferramenta é um anúncio do Google, em que as empresas pagam por cliques e para ocupar o topo das páginas. Entretanto esse resultado é marcado e identificado como anúncio.

Entretanto, também ficam na primeira página os resultados orgânicos.

Essas primeiras posições são definidas de forma “automática” pelos motores de buscas do Google.

Esses “robôs” avaliam o nível de relevância e autoridade da página sobre o assunto, para apresentar o resultado ao internauta.

Segundo pesquisadores e especialistas em SEO, os resultados são apresentados por ordem de melhor qualidade do conteúdo e na boa experiência do usuário.

Portanto, quando falamos em resultados orgânicos, são resultados naturais, conseguidos através de bom conteúdo.

De fato, também esse conteúdo é otimizado para os mecanismos de busca do Google.

Como funciona a busca do Google?

Agora você já entendeu a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago, não é?

Então, que tal saber um pouco mais sobre os mecanismos de busca do Google para apresentar os resultados?

Normalmente, quando fazemos uma pesquisa, buscamos por uma palavra que resume aquilo que estamos pesquisando.

Essa palavra (ou conjunto de palavras) que colocamos no mecanismo de busca é, chamada no marketing digital, por palavra-chave.

Mas para apresentar todos os resultados de uma pesquisa, são avaliados mais de 200 fatores de ranqueamento pelos motores de buscas do Google.

É a combinação e todos esses fatores entre eles que é avaliada pelos algoritmos do Google e define quais resultados você verá primeiro.

Então o objetivo dos profissionais de SEO é entender os mecanismos de buscas do Google.

Compreender esses mecanismos ajuda para que os sites tenham os elementos necessários para chegar e permanecer no topo das pesquisas.

Claro que essa lista de 200 fatores de rankeamento do Google, não é uma verdade absoluta.

Ela é variável e é atualizada com frequência!

Então, continue a leitura e veja abaixo quais são as melhores dicas para ranquear a sua página nos sites de pesquisa.

Como melhorar o rankeamento do seu site?

Claro que é praticamente impossível falar em um único artigo sobre todos os fatores de ranqueamento dos motores de busca do Google.

Entretanto, neste post separamos 5 segredos do SEO para ajudar o seu site “subir” nos resultado das buscas.

Além, é claro, das postagens engajadas nas redes sociais, mas isto você pode ler neste artigo do nosso blog.

Otimização da palavra-chave

Saiba que não há como ranquear nos buscadores do Google sem uma boa escolha de palavras chave para o seu texto.

Pois ela terá uma grande participação no texto e deve aparecer em torno de 1% na densidade do conteúdo.

Para explicar de uma forma mais simples, essa densidade quer dizer quantas vezes essa palavra-chave deve ser “repetida” no texto.

Por exemplo, um por cento quer dizer que no texto de 1000 palavras, ela deve ser repetida em torno de 10 vezes.

Para isso você deve escolher uma palavra-chave relevante e as pesquisas podem te ajudar!

O próprio Google fornece ferramentas gratuitas que ajudam você a trabalhar com palavras chaves que tem o número elevado de buscas.

Duas ferramentas bastante usadas são: o Google Trends e o Google Ads Planner.

Otimizar o título

O seu título deve ter de 50 a 68 caracteres e você deve utilizar a tag title para melhorar o posicionamento da página.

Que nada mais é do que fazer o título da sua página, também em HTML.

Isso porque é fundamental para o Google e seus buscadores, que o título ajude a encontrar aquilo que é procurado de maneira rápida e eficaz!

Portanto, a palavra-chave deve fazer, obrigatoriamente, parte do título!

Também ela deve fazer parte do conteúdo.

Entretanto, colocar a palavra-chave apenas uma vez no título é mais do que suficiente.

Otimizar a meta descrição

A meta descrição é um breve resumo sobre o conteúdo da página.

Ela também deve conter a palavra-chave escolhida no texto e ter aproximadamente 153 caracteres.

O Google não usa ela para o ranqueamento.

No entanto ela influencia no posicionamento por ser uma ‘isca” para atrair mais usuários, que estão pesquisando sobre o tema.

Link Building

Link building consiste em colocar links relevantes na sua página da web sites de busca.

Existem links internos e externos.

Os links internos são importantes e direcionam a pessoa que está lendo para outros conteúdos, dentro do próprio site.

Eles ajudam a melhorar a autoridade da página pois o link interno faz com que o Internauta passe mais tempo lendo o conteúdo.

E isso aumenta a autoridade e a relevância da página, já que o Google avalia para fatores de ranqueamento o tempo que o usuário permanece na página.

Já os links externos os links externos são links que você faz para outros sites ou outros sites fazem indicando o seu conteúdo.

Para isso é fundamental que você tenha uma “política de contato” com páginas do seu setor, onde ambos se “ajudam” simultaneamente.

Os links externos ajudam bastante no ranqueamento dos motores de busca do Google.

Isso porque, os buscadores encaram que seu conteúdo é relevante, por que alguém está indicando ele.

Usabilidade

O site deve ter as informações prometidas e superar as expectativas dos visitantes quanto ao conteúdo.

No entanto o internauta deve achar com facilidade aquilo que está buscando.

Quando falamos em usabilidade, queremos dizer que com no máximo três cliques, usuário deve chegar ao conteúdo que deseja.

Caso contrário, ele pode sair da página e desistir de ver conteúdo.

Também é importante que o site seja responsivo. Isso quer dizer que o conteúdo funciona bem em tablet, celular e computadores.

Isso porque, de nada adianta ter um bom site com conteúdo interessante.

Os visitantes não ficam satisfeitos, porque não consegue navegar direito na página.

No entanto, um site com excelente usabilidade não serve de nada, se não for bem ranqueado nas buscas.

Para isso, é interessante pensar no trabalho de bons profissionais de desenvolvimento do site é de marketing digital.

Porquê é importante contratar uma empresa especializada em SEO?

Você investiu no site da sua empresa, contratou um desenvolvedor e colocou bons conteúdos no ar.

Entretanto, mesmo assim não está conseguindo ter o resultado que deseja?

Talvez seja a hora de pensar em contratar um analista de SEO ou buscar uma empresa especializada!

Isso porque é o SEO que vai ajudar a posicionar o seu conteúdo nas primeiras páginas de pesquisa.

Saiba que algumas pesquisas indicaram que 90% das pessoas que acessam as páginas de busca escolhe as primeiras opções que são dadas pelo Google.

Um profissional capacitado é importante por que vai fazer a sua empresa se tornar uma referência para o usuário da internet.

Aumentando a autoridade dela e certamente isso terá “recompensas”.

Saiba que é praticamente impossível concorrer aos primeiros lugares dos resultados de busca, sem adotar uma estratégia eficaz de SEO.

O SEO consegue resultados melhores até mesmo do que anúncios pagos pelo Google!

Para finalizar, saiba que uma pesquisa feita por uma empresa de marketing digital, Rock Content, mostrou que empresas que adotam estratégias de SEO geram resultado final de aproximadamente 6 vezes mais clientes.

Qual a melhor opção?

Bom, ficou claro até aqui que fazer o SEO não é uma opção e sim obrigatório para quem quer ter presença de peso na internet!

Agora, quem tem que avaliar qual é a melhor opção para adequar o site da empresa os motores de busca do Google, é você!

Você pode estar sempre se atualizando em SEO, para manter sua página ranqueada.

Contratar um analista de SEO e marketing ou buscar uma empresa terceirizada que faça um bom trabalho com preço acessível.

Essas empresas são acostumadas a otimizar sites, por isso o preço acaba sendo melhor do que contratar uma pessoa.

Outra vantagem de optar por uma consultoria de SEO de empresas, é que você também ter a certeza que eles sabem todas as atualizações os algarismos do Google.

Isso porque as mudanças os fatores de rankeamento do Google são frequentes, visto que ele sempre está tentando melhorar mais a experiência do usuário.

Portanto, fazer uma consultoria de SEO com empresa especializada fatalmente vai te dar a garantia de atualizações constantes.

Gostou de saber um pouco mais sabe como o SEO pode ajudar sua empresa?

Entre em contato conosco que te explicaremos melhor como ter melhores resultados!

2019-07-16T13:19:24-03:00
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