Como usar redes sociais da empresa? Saiba que tipo de conteúdo postar, a linguagem e frequência ideais. Como gerar conteúdo interessante.

Atualmente é fundamental ter redes sociais relacionadas aos seus negócios.

Seja o Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social que surgir no momento!

Mas para ir bem nessa tendência, você não deve apenas conseguir seguidores, curtidas e alguns comentários fajutos.

Saiba que quando falamos em rede social, o correto é pensar em relacionamento e interação social!

O Facebook, o Instagram e outras redes sociais, são uma ferramenta de trabalho para empresas no dia a dia corporativo.

Entretanto ela é utilizada pelo marketing digital para criar relacionamento com o cliente ou futuro cliente.

Então, é bastante importante ter de maneira clara em mente, que as redes sociais precisão funcionar do jeito certo.

Para dar resultado positivo e usar as redes sociais a favor do seu negócio, leia esse texto até o final que vamos dar algumas dicas básicas para você acertar!

Como usar as redes sociais da empresa?

Para começar, é importante que você entenda, que estar nas redes sociais, como Facebook Instagram, não é mais um diferencial para sua empresa!

Atualmente as empresas que se destacam, são aquelas que enxergam que as redes sociais servem para comunicação com os clientes.

Não faça muita promoção da marca ou produto, diretamente.

Tente fazer o seu público perceber que você pode ajudá-lo com o problema que ele tem.

Primeiramente, é ideal que você pense que tipo de conteúdo será publicado.

Em seguida, pense qual a linguagem que você vai usar.

E só depois, como será a frequência das postagens. Leia abaixo e entenda melhor!

Que tipo de conteúdo é melhor?

A nossa dica é que o conteúdo seja mais informativo e do interesse do seu público-alvo.

Isso fará com que seu público tenha vontade de seguir e acompanhar suas redes sociais.

Portanto, nada de ficar fazendo propaganda o tempo todo!

O ideal é que você passe informação.

Lembre-se que as pessoas entram nas redes sociais para se divertir, se informar e não para fazer negócios!

Portanto, se você fizer das suas redes sociais um canal de propagandas, elas ficarão muito chatas.

Especialistas em marketing digital aconselham a porcentagem 80 por 20, baseado no princípio de Pareto.

Que é: 80% das postagens são informativas e de comunicação espontânea com os usuários e 20% propaganda.

Isso quer dizer que a cada 10 postagens, 8 serão sobre temas interessantes e apenas duas e propaganda do seu negócio.

Qual a linguagem ideal?

Certamente para entender a melhor linguagem para se comunicar com o seu público-alvo, você precisa entender o que eles querem ver na internet.

Para isso, vale gastar um tempo e pesquisar os concorrentes e até mesmo perguntar o que seu público gostaria de ver nas redes sociais.

Depois de descobrir o que seu público gosta e com quais postagens eles interagem, é hora de você definir a sua estratégia de marketing de imagem e linguagem nas redes sociais!

Quando falamos em linguagem, significa que você deve definir se as publicações terão um teor mais sério, mais engraçado, mais curioso ou mais informativo.

Em seguida é possível definir também as cores nas postagens, ou se você vai usar bordas e padronizá-los.

Até porque pode ser levada como consideração da linguagem visual.

O que é chamado de linguagem visual, também afeta o poder de reconhecimento dos internautas sobre os seus conteúdos.

Por isso, é importante que você defina as cores e o tipo de imagens que vai usar na sua página.

Será a linguagem, construída com a informação e o tipo de conteúdo que vai definir quem acompanha a sua página ou não.

Qual é a frequência ideal de postagens?

De nada adianta você ter redes sociais e não movimentar o Facebook ou Instagram.

As redes sociais têm algoritmos de interação que avaliam qual é a sua interação com o seu público.

Isso serve para classificar as páginas mais interativas e interessantes para o público.

Por consequência a rede social vai apresentá-las com maior frequência na linha do tempo do usuário.

Portanto, é ideal que você tem uma frequência mínima de postagens!

Para o Facebook o aconselhado é que fique entre 1 a 3 postagens por dia.

Para o Instagram, você deve colocar aproximadamente 3 conteúdos nas histórias e pelo menos uma a duas publicações por dia na linha do tempo.

Também é ideal que você faça um estudo e perceba quais são os melhores horários para publicação ser vista por quem segue você!

Cuidado com postagens em excesso, isso também não é bom e pode fazer você perder seguidores ou até relevância nas redes sociais.

Isso acontece porque postagens excessivas acabam sendo vistas como spam!

Como gerar conteúdo interessante?

Agora, você já sabe o básico para movimentar com eficiência suas redes sociais.

Entretanto, para melhorar o seu negócio, preste atenção como gerar conteúdo interessante.

Certamente, o primeiro passo é falar a linguagem do seu público-alvo.

É necessário que você compreenda a maneira que o seu público-alvo se comunica, para que sua mensagem seja recebida da maneira com que você deseja.

Ademais, para que você entenda melhor, isso quer dizer que você não vai conversar da mesma maneira com um universitário e um empresário de 50 anos.

Ou que uma mãe de 40 anos tem a mesma linguagem de um adolescente de 14 anos.

Portanto, para que seu conteúdo seja interessante bem recebido, você deve falar a linguagem do seu público!

É fundamental que você conheça o seu público para isso.

Sabe como definir a sua persona?

Então, é preciso definir a sua Persona.

Saiba que a persona é uma representação simplificada dos clientes ideais para sua empresa.

Isso vai garantir que o conteúdo desenvolvido para seus clientes, estejam de acordo com o seu público tem interesse em ver.

Outro detalhe importante é variar o tipo de conteúdo, investir em formatos diferentes você pode usar fotos, vídeos, textos e até mesmo fazer lives.

Saiba também que se você ainda não consegue estar em diversas redes sociais com eficiência.

Escolha qual plataforma se adequa mais ao seu público e invista nela!

Isso porque, cada rede social tem um formato que engaja mais.

Então postar conteúdos da mesma maneira em todas as redes sociais não é a melhor opção.

Contudo, é melhor optar por uma única rede social, que faça sentido para o seu público.

Fazer posts únicos e exclusivos, do que repostar conteúdos.

Experimente este fantástico gerador de personas!

Quais são as vantagens de usar as redes sociais em seu empreendimento?

Usar as redes sociais em seu empreendimento da maneira certa, faz com que você consiga autoridade no mercado.

Autoridade no mercado significa ter sua empresa ou marca reconhecida, pelo bom serviço que presta.

Para isso, faça um bom trabalho nas redes sociais, seja no Facebook ou no Instagram.

Certamente, isso só é possível com conteúdos inéditos e bons. Conteúdo que entregue a informação que seu futuro cliente precisa.

Essa confiança adquirida pelo seu seguidor nas redes sociais, vai fazer com que ele seja um lead.

Lead são potencias clientes, aqueles usuários que você vai captar e-mail para mandar materiais mais específicos.

Ter o e-mail ou contato mais direto do lead, faz com que ele avance em direção a compra!

Quer saber mais sobre marketing digital? Leia nosso artigo sobre Porquê investir em SEO vai aumentar o faturamento da sua empresa?