Presença Digital: como isto é importante para sua empresa?

Início » Blog A Arte de Dominar a Internet » Presença Digital: como isto é importante para sua empresa?

Presença Digital é toda estrutura e posicionamento da sua empresa para que sua marca tenha relevância na Internet. Toda a autoridade de seu site, domínio, engajamento de seu público com sua companhia, a qualidade de seus conteúdos e postagens em redes sociais, tudo isto está diretamente envolvido em uma estratégia bem consolidada de Marketing Digital.

Atualmente é muito comum os empreendedores terem o objetivo de “colocar sua empresa na internet”.

Entretanto, o que seria isto?

Fundamentamos o que é mais relevante e importante para que sua presença digital seja algo que traga bons frutos para a sua empresa.

Autoridade

Falamos em autoridade quem tem expertise no assunto relacionado às suas atividades profissionais.

Quando nos deparamos com Philip Kotler, por exemplo, já sabemos que estamos de frente ao “pai do Marketing”.

Mesma coisa quando pensamos em Marlon Brando, Brad Pitt, Robert de Niro…

São grandes atores e gozam de grande autoridade quando o assunto é cinema.

Na Internet não é diferente.

Os mecanismos de busca, especialmente o Google, são capazes de entender que uma pessoa tem boa autoridade no assunto e assim torná-la referência e relevante às pesquisas relacionadas.

Na prática, não precisa ser um grande expoente, ou um nome com alcance mundial para que se tenha autoridade em algum assunto.

Este tipo de credibilidade se dá por várias ações que você, ou sua empresa, pode ter no mundo virtual.

Vamos falar dos outros tópicos que estão intimamente ligados à autoridade.

Estrutura Web

Chamamos aqui de Estrutura Web tudo o que é desenvolvido ou utilizado pela sua empresa na internet.

Site, domínio, perfis em redes sociais e blogs, são bons exemplos de estrutura.

Estes itens citados acima são o que efetivamente vão fazer sua marca estar na internet.

É extremamente importante que todos os itens desenvolvidos para sua empresa sejam de altíssima qualidade.

Isto não quer dizer que tenham que ser algo muito caro de ter.

O principal aqui não é o custo e sim o valor que eles vão transmitir para quem acessa.

Site Institucional

Hoje pode-se ter um site gratuito na internet.

No entanto é importante que seja muito bem planejado e desenhado por alguém que realmente sabe o que está fazendo.

Um site é a sua empresa na internet, ou seja, caso ele não seja muito bom, quem o visita pode ter uma visão errada de sua estrutura.

Neste momento, gastar uma pequena quantia em dinheiro pode significar um bom retorno financeiro adiante.

Há várias ferramentas que tornam este desenvolvimento em algo bem simples de ser feito.

Lembre-se que a partir de algum tempo atrás o Google começou a priorizar a versão Mobile dos sites para indexação nos resultados.

Faça seu site pensando nos diversos aparelhos em que ele vai ser exibido e tenha mais sucesso.

Redes Sociais

Fazer um perfil para sua empresa em um ambiente social é sempre muito bom.

Tanto do ponto de vista técnico quanto para relacionamento mesmo.

Com o desenvolvimento das redes sociais, foi possível uma certa aproximação das empresas com os seus clientes.

Hoje é muito mais fácil saber a opinião das pessoas sobre seus produtos ou serviços, assim como também é péssimo quando não são bem utilizadas.

Procure não vender produtos ou serviços, fale das experiências que você pode proporcionar ao seu público.

As pessoas tendem a compartilhar boas experiências com seus conhecidos, use isto com sabedoria e terá uma divulgação gratuita só prestando bem o seu serviço.

Aproxime-se do seu cliente e saiba dele o que é preciso fazer para que possa melhorar cada vez mais.

Blog

Ter um blog é a oportunidade de compartilhar seu conhecimento com todos.

Saiba que a partir de um blog começa toda e qualquer estratégia de marketing digital, pois é um dos principais pilares para a construção de sua autoridade na internet, já mencionada aqui.

Mais para frente vamos esclarecer isto um pouco mais.

Domínio

Domínio é o seu endereço na internet, o www.seudominio.com.br, por exemplo.

Tente registrar um domínio que tenha a ver com seu nicho de mercado e com o seu nome nele.

Ter estas duas referências é bom para que se tenha um melhor rankeamento no Google.

Um exemplo é, vamos supor que você tenha uma padaria e que ela se chame Pão Bom.

Verifique se o domínio paradiapaobom.com.br está disponível.

Desta forma ele já informa sobre o seu segmento e junto o nome de sua empresa.

Pode-se registrar inclusive outros TLDs, não necessariamente o .com.br.

O órgão para registro de domínios nacionais é o registro.br

Engajamento

O engajamento é algo fundamental para o bom desempenho da sua empresa na internet.

É através dele que os algoritmos das redes sociais percebem o quão relevante o seu conteúdo é para as pessoas e mostram ele para mais vezes.

Qualquer interação é bem vinda.

Desde curtidas, comentários, críticas e compartilhamentos.

Toda reação que o seu conteúdo gerar nas pessoas é um tipo de engajamento.

Obviamente, existe conteúdo de todos os tipos nas redes sociais e o grande objetivo é a viralização.

Na verdade, é a galinha dos ovos de ouro.

Todos querem mas poucos conseguem.

Qualidade do Conteúdo

Esta é a chave principal para uma estratégia de presença online ser bem sucedida.

Conteúdo relevante é aquele que é escrito para que você possa ajudar o problema de alguém na internet.

Muitas pessoas pensam que produzir conteúdo em grande escala é a chave para se ter sucesso.

Na verdade, o volume não é um indicador fundamental para isto.

O grande segredo é produzir conteúdo pensando nas pessoas.

Erroneamente muita gente acha que devemos priorizar o que os buscadores prezam, inclusive o Google.

Mas, a cada dia que passa, estes buscadores estão entendendo o quão relevante é o seu conteúdo que você escreveu pensando em solucionar um problema de alguém.

Compartilhe todas as suas experiências e mostre o caminho para as dúvidas que as pessoas procuram na internet.

Crie artigos que possam esclarecer aquelas que um dia foram também as suas dúvidas.

Lembre-se que o Google só pensa em uma coisa: mostrar para quem procura o que é relevante para a sua busca.

A internet é feita por pessoas pensando em pessoas, não máquinas.

Ficou curioso ou quer tirar alguma dúvida conosco?

Preencha o questionário abaixo:

2019-08-14T17:52:53-03:00
%d blogueiros gostam disto: