Possivelmente você já deve ter percebido que ao colocar informações de localização no Google, aparece uma série de locais para abrir no Google Maps, não é mesmo?
Provavelmente já se perguntou também: “Nossa, como posso cadastrar empresa no Google?”
Este é um ponto de partida comum para pessoas contratarem empresas que dão consultoria de marketing.
Na verdade é bem simples mas geralmente as pessoas não sabem como fazer isto.
Sem falar que é parte fundamental para o marketing digital.
Para começar, você sabe a importância de cadastrar empresa no Google?
Porquê cadastrar minha empresa no Google?
Certamente, uma das principais funcionalidades é o fato da pessoa que fez a pesquisa querer informações de serviços em locais específicos, geralmente próximos a ela.
Entretanto, de uns tempos para cá, o acesso via dispositivos móveis vem aumentando muito.
De acordo com alguns relatórios de acesso a internet disponíveis na internet, no Brasil em 2017 mais da metade dos acessos a internet foram feitos através de dispositivos móveis.
E porquê enfatizo isto?
Quando você está na rua, querendo saber o endereço de algum local para almoçar, por exemplo, você faz o quê?
Geralmente vai ao Google e digita: “restaurantes próximos” ou “restaurantes próximos à rua x”.
Logo, o Google vai puxar sua localização e apontar os locais cadastrados no Google meu negócio que estão mais próximos a você.
Inclusive, ao listar os locais, várias informações também aparecem para você como:
- Endereço do negócio
- Telefone
- Site
- Horário de Funcionamento
- Avaliações de Clientes
- Comentários sobre o local
- Fotos da Empresa
Desta forma, mesmo sem conhecer o local você pode se decidir baseado em tais informações que o Google disponibiliza.
E sabe o que é o mais fantástico de tudo?
Este serviço é GRATUITO!
Ou seja, você consegue alcançar muitos clientes em potencial para o seu negócio e ainda por cima não paga nada por isto.
Então vamos lá e entender como fazer o processo de cadastrar empresa no Google.
Como é Feito este Cadastro?
Passo 1. Começar Agora
Entre em seu navegador preferido e vá até o endereço do Google meu Negócio e clique em “Começar Agora”
Caso você já tenha uma conta Google e está conectado a ela em seu navegador, os dados de login não aparecem.
Portanto, se você ainda não tiver uma conta Google ou não está conectado, crie uma conta e entre com seu login e senha.
Ao entrar na plataforma a seguinte tela aparecerá para você:

Preencha o nome de sua empresa e clique em “Próximo”.
Passo 2. Onde Você Está
A seguinte tela abrirá para você:

Então, insira as informações de localização de sua empresa da forma mais completa possível.
Lembre-se que quanto mais informações sobre sua empresa, melhor para as pessoas poderem te achar e entrarem em contato.
Caso você trabalhe com entregas ou presta serviços, marque a opção ao lado do caminhãozinho ao fim das informações de endereço.
Preencheu tudo?
Clique em “Próximo”.
Passo 3. Localização no Mapa
Confira se a localização do seu negócio está corretamente apontado no mapa, a tela é a seguinte:

Como esta tela é de exemplo, não temos o marcador.
Em seu caso, aparecerá um marcador em vermelho, exatamente em cima do endereço colocado.
Preste bem atenção e veja se está correto.
Se estiver, clique em “Próximo”.
Passo 4. Categoria de sua Empresa
Nesta etapa você classificará o seu nicho de negócio de sua empresa.
Você deve escolher dentre as opções apresentadas, aquela que mais se assemelha ao seu negócio.
A tela é a seguinte:

Ao clicar na lupa, ou começar a digitar, várias opções abrirão a você.
Escolha a mais adequada e clique em “Próximo”.
Passo 5. Informações de Contato para Serem Exibidas
Neste passo, aparecerá a seguinte tela para você:

Aí você escolherá o que exibir aos seus futuros clientes.
Entre com seu número de telefone principal (não se esqueça que o código do país provavelmente estará selecionado).
Caso você tenha um site, insira o endereço.
Por outro lado, se não tiver site, o próprio Google vai te ajudar a fazer um site básico para colocar mais informações sobre seu negócio.
Então, o ideal é que você tenha ou providencie um site, o que o Google te ajudará a desenvolver é bem rudimentar e pode não ser atrativo para as pessoas.
Preencheu tudo?
Clique em “Próximo”.
Passo 6. Fique por Dentro
A seguinte tela abrirá assim:

Como explicado na mesma tela, caso você desejar receber recomendações e dicas do Google, clique em sim e clique em “Próximo”.
Passo 7. Tela de Finalização e Verificação
A tela é a seguinte:

Este passo é só para confirmar a sua relação com a empresa inserida e algumas observações que o Google mostra para você.
A Verificação geralmente é feita através de um cartão postal, enviado ao seu endereço.
Entretanto, existe a opção também de verificação através de número do celular, mas não é sempre que aparece.
Geralmente o postal demora cerca de 10 dias, mas pode chegar antes.
Neste postal terá um código para você inserir na próxima tela, a de gerenciamento e verificação se o endereço realmente existe e se sua empresa funciona neste local.
Tudo ok?
Clique então em “Concluído”.
Passo 8. Tela de Gerenciamento do Negócio
Se você fez tudo corretamente, a seguinte tela aparecerá para você:

Esta é a tela de gerenciamento do Google meu Negócio.
Nela você vai ter acesso a todas as informações necessárias, bem como o status da verificação de seu negócio, além de mais opções para você preencher sobre o sua empresa no Google.
Esta tela acima é um exemplo, outras informações específicas sobre seu segmento aparecerão nela da mesma forma.
Portanto, é tudo muito bem explicado, intuitivo e bem objetivo.
Assim que o seu código de verificação chegar e você entrar com ele no Google, o status de verificação muda e, a partir daí, sua empresa começa a ser mostrada nos resultados de pesquisa do Google.
Enfim, o processo não tem nenhuma complicação e todo mundo consegue fazer tranquilamente.
Logo, é muito importante para sua empresa que você a cadastre no Google, muita gente procura muita coisa por lá.
Espero ter ajudado!
Gostou do conteúdo?
Entre em contato conosco e vamos esclarecer suas dúvidas bem rápido!