Quando um empreendedor decide contratar uma consultoria de marketing, ele logo se depara com algumas grandes dúvidas:

Como fazer?

O quê preciso ponderar para escolher a melhor empresa?

Além disso, qual o custo que isto terá?

Pois bem, o objetivo deste post é tentar te mostrar como funciona uma consultoria de marketing.

E o que você precisará saber a respeito e como escolher a empresa certa para isto.

Leia este artigo até o final que mostraremos a você o que um empreendedor precisa saber antes de contratar este serviço.

O que é uma consultoria de marketing?

A consultoria de marketing é a ação de profissionais de diversas áreas atuando em prol de um objetivo de sua empresa.

Geralmente as empresas que não tem estrutura própria de marketing, contratam empresas especializadas para atuar em um segmento específico.

Recorrentemente, a empresa de consultoria de marketing contratada tem a ver com propaganda, publicidade, divulgação e campanhas para aumento de vendas.

Com a internet e o crescente aumento de demanda por serviços achados através do Google, muitas empresas invistem muito dinheiro em consultoria de marketing digital.

Primeiramente, marketing é uma área da comunicação na qual tem participação ativa em todas as etapas produtivas de uma empresa.

Desde o planejamento do produto ou serviço, precificação, formatação do processo de vendas, relacionamento com clientes, branding, propaganda, etc.

Entretanto, são inúmeras as áreas que o marketing tem participação direta.

Esqueça a conexão direta do marketing somente com propaganda.

Esta é uma visão muito pobre sobre todo o processo que esta área tem influência direta.

Uma consultoria de marketing pode ser atuante em diversos setores de uma empresa ou de algum setor específico.

Pois bem, isto depende muito da real necessidade da empresa, objetivos, disponibilidade de pessoal e principalmente do orçamento a ser gasto.

Consultoria de marketing: o que faz?

Cada profissional de marketing tem uma área específica de atuação, e como vimos neste artigo, são inúmeras áreas de abrangência dentro de uma empresa.

Vamos pegar uma área que atualmente possui grande demanda para exemplificar o processo.

Como somos uma empresa de consultoria de marketing digital, é mais fácil escrever sobre o assunto.

A empresa especializada em marketing digital vai ser capaz de construir um site adequado, rápido, funcional, bonito e que tenha bom desempenho no Google.

Além disto, é possível que esta mesma empresa tome conta também das redes sociais, e anúncios pagos para atrair clientes mais rápido.

E se o seu objetivo é vender pela internet, ela também pode construir uma loja virtual.

Caso a empresa contratante desejar, existem muitas plataformas de construção de e-commerce com preços bastante atraentes.

Então, respondendo a questão inicial, uma consultoria de marketing vai ajudar a empresa a atrair clientes pela internet.

Quanto custa uma consultoria de marketing?

Interessante esclarecer que sempre nos deparamos com uma grande pergunta recorrente na maioria dos empresários:

“Quanto custa uma consultoria de marketing?”

O preço pode variar bastante dependendo do que você deseja fazer.

Se sua empresa deseja criar um site para se apresentar na internet a quem procura, ela tenha que gastar algo em torno de mil reais.

Caso precise além do site, fazer a gestão de redes sociais, atrair clientes através da internet e vender online, este orçamento pode beirar os três mil reais mensais.

Como disse antes, o valor pode variar bastante de acordo com a real necessidade e objetivo da empresa.

Este orçamento logicamente é para consultoria de marketing  digital para pequenas empresas.

Caso sua empresa seja maior, é mais interessante que pontue isto na hora de fazer os orçamentos.

Quais qualificações uma empresa precisa ter para ser uma boa opção para mim?

Levando em consideração nosso exemplo de marketing digital, definitivamente uma empresa para gerenciar este setor para você deve ser reconhecida na internet.

E como podemos saber se a empresa é reconhecida na internet?

A resposta é simples.

Basta pesquisar no Google, se for fácil achar esta empresa, então ela pode fazer o mesmo por você.

Já imaginou em contratar um personal trainer que não esteja em boa forma física?

Difícil, não é mesmo?

Na área de gestão de marketing é a mesma coisa, como vou contratar uma empresa especialista se ela não consegue gerar bons resultados para ela própria?

Uma área bem relevante do marketing digital é o SEO.

Já escrevemos um artigo sobre o assunto aqui no blog, falamos um pouco sobre este conjunto de técnicas, tão importantes para a geração de resultados na internet.

Bem superficialmente, o objetivo do SEO é conseguir bons resultados no Google.

Ademais, não ache que contratar SEO é extremamente caro, vale a pena orçar.

Então, se uma empresa que vende este serviço não tem bons resultados, pode ser que você esteja no caminho errado ao contratá-la.

Então, como o assunto é marketing na internet, procure informações sobre a empresa que quer contratar.

Veja a reputação dela ou mesmo entre em contato com antigos clientes dela.

Eles são uma ótima forma de entender se a empresa candidata é mesmo uma boa opção para você.

Concluímos então que…

Após ponderar tudo isto, concluímos que o ideal é que você tenha na cabeça tudo o que precisa.

Portanto, trace metas que deseja alcançar para que a contratada possa estabelecer um planejamento correto ao seu caso.

Desta forma você não desperdiça dinheiro e nem corre o risco do seu plano de marketing não alcançar os resultados que você tinha em mente quando decidiu por contratar alguém.

Aliás, tudo demanda um certo tempo, não existem milagres.

Todo planejamento tem as partes de curto, médio e longo prazos.

Certamente o trabalho de marketing tem que ser contínuo, afinal os desafios do mercado são gigantes, assim como o número de seus concorrentes.

Não trabalhar a comunicação de sua empresa, é uma péssima escolha.

Sem dúvida, isso vai fazer com que sua empresa fique atrás de muitas outras que podem não oferecer a mesma qualidade que você oferece.

Porque a internet é definitivamente um caminho sem volta.

A empresa que não utilizar esta ferramenta tão poderosa, já está perdendo dinheiro.

Por isso, imagine quem não usar daqui para a frente…

Afinal, quem vai descobrir sua qualidade sem saber que sua empresa existe, não é mesmo?

Sobretudo, caso ainda tenha alguma dúvida sobre algum destes assuntos, preencha o questionário abaixo.

Certamente entraremos em contato com você e esclareceremos o que precisar.

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Sobre o Autor

Leandro Mendes
Leandro Mendes

Meu nome é Leandro Mendes, tenho 42 anos. Sou marido da Daniele e pai do Arthur. Trabalho com Marketing Digital há quase 15 anos. Minha missão é te ajudar a conquistar sua liberdade e ter mais qualidade de vida. Acredito que o meu negócio é meu futuro. Vi meu filho crescer bem de perto: estava com ele no primeiro passo, na primeira palavra, no primeiro "papai" dele. Te garanto que isso não tem preço. E com dedicação, você também pode ter a liberdade que tanto sonhou. Seja bem vindo!