Se você quer empreender e procura ideias de negócios, cuidado — já começou errado. O ponto de partida de todo empreendimento é apresentar uma solução para uma dor de alguém.

Eu conheço a história: “Eu sempre quis empreender, mas não tenho ideia do que fazer”.

Muita gente acha que nasceu com o dom do empreendedorismo e quer saber como ganhar dinheiro. Outras acham que é possível vender qualquer coisa, de qualquer jeito. Existem até os que buscam os produtos revolucionários, aquela ideia mirabolante que ninguém sequer imaginou. E já te adianto — as melhores ideias de negócio não aparecem na sorte.

Não caia nas armadilhas.

Devido a crise que passamos, muitas pessoas procuram por empregos ou oportunidades de negócios na internet. Não é raro se deparar com vídeos de venda de cursos para riqueza imediata. O tradicional passo a passo infalível para ganhar rios de dinheiro. Aquele vídeo de um Guru do Marketing Digital, com uma plateia inteira falando frases motivacionais, que mais parecem uma religião. O engraçado é como é fácil ficar rico, não é mesmo?

O problema não é saber se aquilo realmente funciona. Se você está pensando que eu vou falar que não, se enganou — muitas vezes funciona sim, mas não é para você agora. Para dar certo, é preciso investimento e conhecimento em diversas áreas da comunicação. Ou seja, o negócio precisa estar mais maduro. Neste momento você ainda está só no começo, na ideia. Aconselho não começar a partir destes modelos, vá com calma.

O ponto de partida de um empreendimento sempre deve ter o foco na dor. Neste caso, o termo dor representa um problema, uma necessidade de alguém — a máquina de lavar parou. O fogão não acende. O computador não carrega. O portão não abre. A tv não liga. Tudo isto são dores. O ponto é saber como resolver.

Muitas vezes a pessoa nem sabe qual é o problema. Perceba que ao falar que o fogão não acende, não disse nada a respeito da causa, apenas constatei a consequência. Provavelmente o fogão tenha parado de acender porque estava entupido. Neste caso, agora falo qual é a dor. Chegar a conclusão é geralmente difícil. É preciso conhecimento para isto.

Se você percebeu que tem uma solução para uma dor muito comum, pode ser o que precisava para dar início a um negócio. Lembre-se que toda ideia parte de algo simples, algo que possa ser dito em poucas palavras. “Eu sei como fazer as pessoas se deslocar mais fácil, rápido e barato” — pensou o criador do Uber.

Não pense que só as grandes corporações partem desta premissa, mas os negócios bem sucedidos, certamente.

Provavelmente você deve estar pensando como saber sobre as dores das pessoas, de onde vai vir a inspiração. Nunca foi tão verdadeira a afirmação que “nada se cria, tudo se copia”. Não tente inventar a roda, ouça às pessoas. E sabe como fazer isto? Basta tirar o celular do bolso e digitar G-O-O-G-L-E, em um navegador.

O Google é a melhor ferramenta para você saber quais as dores das pessoas. Claro, se muita gente pesquisa por dúvidas, não há lugar melhor para saber sobre quais são tais dúvidas. A maior parte das pesquisas partem de uma pergunta — qual a capital da Índia? Qual a escalação do meu time de futebol de hoje a noite? Como fazer um bolo de chocolate? O que é marketing?

Como fazer?

Abra o Google.com. Faça uma pergunta sobre algo que te interesse e clique em pesquisar. O quê apareceu? Um monte de resultados. Basicamente os primeiros são anúncios pagos e os demais são links de lugares (sites) que podem responder à pergunta. O Google sempre tenta descobrir se o que você precisa é resposta em texto, uma imagem, ou um vídeo, uma lista. A intenção sempre é te dar a resposta mais relevante possível.

Se você tem algo em mente, vá atrás de tudo o que envolva o tópico. Sejamos práticos — é melhor partir de uma ideia fácil e simples. Sendo assim, gastamos menos tempo para achar uma ideia interessante de negócio.

Vamos supor que você queira comercializar algo relacionado a moda, roupas, acessórios. Pense nos seus futuros clientes — Quais peças estão em destaque hoje em dia? Para quem você quer vender? O que está na moda? Agora é a hora de deixar a imaginação fluir. Não existe pesquisa certa ou errada, tudo é possível.

Fique atento às perguntas em vídeos no Youtube do seu tema. Elas podem te dar grandes ideias de negócios. Leia artigos em sites, veja perfis do Instagram. Assista vídeos. Não se prenda, consulte tudo o que envolva a área que você tem algum conhecimento.

Com uma boa ideia sobre o que as pessoas precisam, fica muito mais fácil encontrar a melhor solução para elas. Achar um bom produto, oferecer um serviço. Descobrir uma demanda por algo que você ainda não conhecia. O sucesso do seu futuro negócio vai depender muito do produto ou serviço que você escolheu trabalhar. Dedique um certo tempo a esta primeira etapa do seu negócio, fará muita diferença depois.

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Sobre o Autor

Leandro Mendes
Leandro Mendes

Meu nome é Leandro Mendes, tenho 42 anos. Sou marido da Daniele e pai do Arthur. Trabalho com Marketing Digital há quase 15 anos. Minha missão é te ajudar a conquistar sua liberdade e ter mais qualidade de vida. Acredito que o meu negócio é meu futuro. Vi meu filho crescer bem de perto: estava com ele no primeiro passo, na primeira palavra, no primeiro "papai" dele. Te garanto que isso não tem preço. E com dedicação, você também pode ter a liberdade que tanto sonhou. Seja bem vindo!